domingo, 8 de março de 2009

* Como Remover Manchas *

Manchou de terra ou lama? Deixe secar completamente. Depois, passe uma escova de roupa, até que a terra desgrude. Se restar algum vestígio da mancha, esfregue uma batata crua cortada ao meio, até que ela desapareça totalmente. Se ainda assim a mancha persistir, passe um pouco de álcool.

Manchas de vinho podem ser retiradas esfregando gelo. Caso não saia, coloque imediatamente farinha de mandioca ou polvilho em cima do tecido manchado e lave o mais rápido possível. Leite também dá bom resultado. Umedeça imediatamente. Se a mancha for de vinho tinto, coloque vinho branco por cima (por ter a mesma composição, ele faz com que a cor do vinho tinto saia). Em seguida siga os procedimentos habituais de lavagem.

Para retirar manchas de molho de tomate, aplique no local uma colher (sopa) de amido de milho dissolvido em três colheres (sopa) de água morna. Deixe secar bem e retire com uma escova. Depois lave normalmente.

Antes de lavar uma mancha de batom, retire o excesso com algodão. Em seguida, lave com um detergente alcalino. Caso a mancha não saia, acrescente álcool comum sobre o tecido. Esfregue a mancha suavemente e coloque para lavar.

Para remover manchas de gordura, primeiro povilhe talco em toda a extensão e deixe agir alguns minutos. Depois, com uma escova, retire o excesso de talco. Em seguida, aplique um detergente neutro por cima da mancha de gordura. Esfregue e finalize enxaguando a peça com água quente.

Grudou chiclete? É simples resolver. Coloque um papel toalha sobre o chiclete e passe com ferro quente. O chiclete desgrudará do tecido e irá colar no papel. Outra dica é aplicar gelo no avesso do tecido. O chiclete vai se soltando aos poucos.

Riscos de caneta esferográfica podem ser retirados com um cotonete embebido em álcool. Dá um pouco de trabalho, mas o rabisco sai.

Manchou a roupa com graxa de sapato? Coloque detergente de louças em cima da mancha e deixe agir por aproximadamente 20 minutos. Depois, lave com água morna e sabão.

Fonte: Uol

0 comentários:

Postar um comentário