quarta-feira, 14 de abril de 2010

* Limpeza da Casa *

Eu participo de um grupo, desses que a gente troca idéias por e-mails, e num desses e-mails veio esse pequeno "manual" de como cuidar da casa. Achei-o bem simples e resolvi postar:

Limpar o chão

Os 3 passos para limpeza do chão:

1. Aspirar

Seja qual for o tipo de chão, aspirar é sempre o primeiro passo. Aspire o chão pelo menos uma vez por semana – acumula menos sujidade e torna-se mais fácil de limpar. Antes de aspirar, veja debaixo da mobília, para que não aspire acidentalmente objetos pequenos, como brinquedos, jóias ou moedas.

2. Lavar

Use sempre os detergentes indicados para cada tipo de chão: pavimentos cerâmicos, vermelhos ou de madeira. Verifique numa superfície de menor visibilidade a compatibilidade do produto com a superfície a limpar. Antes de iniciar limpeza de chão, dissolva bem o detergente em água, nas proporções indicadas na embalagem do produto – demasiada quantidade de detergente pode deixar marcas no chão.Quando limpar chãos de madeira, leia atentamente as instruções na embalagem. A maioria dos detergentes para limpar madeira não é aconselhável para madeiras nobres.Na limpeza do chão é aconselhável utilizar um esfregão feito da mistura de algodão com outras fibras. Em comparação com esfregões compostos apenas por algodão, demoram menos tempo a secar e são mais higiênicos.

3. Encerar

Antes de aplicar cêra no chão, remova os resíduos de cera antiga e certifique-se de que o pavimento se encontra convenientemente limpo e seco. Depois de aplicar, deixe secar aproximadamente 30 minutos. Em seguida, passe com um pano macio para dar brilho ao chão. No caso de pavimentos novos ou de elevada porosidade, aplique uma segunda camada, cruzada em relação à anterior.

Limpar os vidros

Há algumas dicas que ajudam a simplificar esta tarefa e a melhorar o seu resultado final:

Nunca limpe os vidros das janelas quando o sol incide neles - secarão demasiado depressa, podem ficar manchas visíveis.

Se as janelas estiverem muito sujas, limpe sempre primeiro a moldura, para não voltar a sujar o vidro quando o fizer.

Comece por limpar o vidro com um pano úmido, para tirar a maior parte da sujeira.

Use um rodo de tamanho adequado para a limpeza das suas janelas.

Comece a limpar de cima para baixo e assegure-se de que limpa bem os cantos.

Esfregue depois com um pano seco ou um jornal velho, para dar brilho e tirar possíveis manchas.

Limpe os espelhos da mesma forma que limpa as janelas, mas não use demasiado detergente, pois pode danificar o espelho.

Quando limpar molduras, ecrãs de televisão ou monitores de computador, deite o limpa-vidros no pano, nunca na superfície que vai limpar. Isto evita que fiquem riscos do líquido e que este possa danificar superfícies que não possam estar em contato com produtos de limpeza ou líquidos.

Limpar o pó

Embora limpar o pó pareça uma tarefa simples, há alguns truques que facilitam este trabalho e podem ajudar a cuidar dos seus móveis, mantendo-os mais limpos:

Limpe sempre o pó das mobílias antes de aspirar, para que quaisquer partículas que caiam no chão possam ser aspiradas depois.

O mais indicado para limpar o pó é um pano de algodão limpo e úmido.

Deve estar apenas úmido o suficiente para limpar o pó, mas sem deixar rastos de água na mobília.

Quando limpar estantes, comece sempre por cima, limpando primeiro o pó dos objetos e só depois a prateleira.

Nunca limpe o pó com um pano úmido, quando pretender objetos elétricos. Para limpar o pó a persianas, teclas do telefone ou do computador ou a relevos da mobília, umedeça um pincel limpo e mole.

Sobre o Grupo: Esse grupo se chama Cuide Bem, nele falamos sobre a casa, relacionamentos, receitas, filhos e cuidados com a gente mesmo. Quem quiser participar, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário