terça-feira, 22 de dezembro de 2009

* Organizando Documentos *

Que atire a primeira pedra quem nunca se viu no meio de uma verdadeira bagunça de papéis importantes, contas pagas, extratos bancários... A home organizer Ingrid Lisboa ensina boas dicas para colocar a papelada em ordem!

Organize os documentos: o primeiro passo da organização geral da casa é o descarte.


Se tem algo na vida que todo mundo acaba juntando aos montes e muitas vezes sem necessidade são papéis, papéis e mais papéis... A princípio, tudo parece importante e nada deve ser jogado fora. Mas não é bem assim. Existem prazos para manter contas pagas arquivadas, por exemplo. Além disso, o desafio é descobrir a melhor forma de guardar esses documentos, de modo que possam ser encontrados com facilidade e sem entulhar a casa.

Segundo a home organizer Ingrid Lisboa, o primeiro passo da organização geral da casa é o descarte. “É preciso doar o que não é mais utilizado ou jogar fora o que está quebrado e não vale a pena consertar. E este princípio também vale para os papéis. No começo, deve-se despender um tempo para determinar a importância de cada documento na residência e na vida de cada um. Depois, fica mais fácil manter tudo em ordem”, ensina. A seguir, acompanhe as dicas de Ingrid Lisboa.

Correspondências


As contas e documentos diversos que chegam diariamente em casa não deve ser empilhados, e sim separados em três categorias, limitando a entrada de papel em casa e no home office, e não somente organizando-o.

* Se for para você, providencie a resolução. Se for uma conta, guarde-a na pasta de contas a pagar; se for uma carta, programe-se para responder; se for um documento para arquivar, guarde-o no mesmo dia; e se for uma revista, deixe-a no local em que você poderá lê-la

* Se não é para você, destine ao responsável. É interessante ter uma pasta ou caixa para esta pessoa, que poderá checar o que chegou todos os dias

* O que é lixo deve ser descartado na hora. E aí se incluem encartes diversos que chegam com o boleto do cartão de crédito, revistas promocionais e catálogos sem interesse para você

Como arquivar

Para manter em ordem os papéis, documentos e contas, deve-se utilizar pastas de papel ou plástico e separar tudo por categoria: contas de condomínio, recibos escolares, documentos pessoais etc. Pastas sanfonadas também são boa opção, e você pode dividir por tipo de conta e documento ou pelo mês em que foram pagos. Para organização de fotografias, os álbuns ainda são a melhor alternativa porque também protegem as fotos. Os álbuns devem ser guardados na vertical e em um ambiente ventilado e com pouca alteração de temperatura.

Onde guardar

As pastas podem ficar arquivadas em armários fechados, para não ficarem à vista, ou ainda em gavetas, gavetões de pastas suspensas ou caixas de papelão resistente. O importante é que fiquem bem ordenadas e atualizadas com a documentação do mês, facilitando o acesso a qualquer momento. Nunca se sabe quando será preciso pegar um manual de instrução, a garantia de um produto ou a escritura da casa.

Em bom estado

Para que os documentos não se deteriorem com o tempo, os papéis devem ser manuseados com cuidado, com as mãos limpas e secas, e em especial os mais importantes, como a escritura da casa ou os pessoais. É comum o surgimento de manchas causadas por resíduos que ficam em nossas mãos.

Por quanto tempo

* IPTU - 6 anos
* Convênio médico - 5 anos
* Recibos de aluguel - 3 anos
* Imposto de renda - 5 anos
* Recibos de condomínio - 5 anos
* Telefone, água, luz, celular e TV a cabo - 2 a 5 anos
* Faturas de cartão de crédito - 1 ano
* Notas fiscais - indefinido
* Holerites - até a aposentadoria
* Documentos do INSS, FGTS e Carteira de Trabalho - até a aposentadoria
* Escolas - 5 anos
* Extratos bancários - 1 ano
* Taxas municipais e estaduais - 5 anos
* Seguro - 1 ano
* Multas de trânsito - até o próximo licenciamento
* Recibos de consultas médicas e odontológicas - 5 anos

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

* Feng Shui *



Tenho lido e às vezes até seguido, algumas dicas de feng shui, (para saber sobre essa técnica clique aqui e aqui) em minha casa, por isso, resolvi postar aqui coisas que encontro em revistas e pela internet sobre essa técnica chinesa. Espero que gostem.


Começarei pelo banheiro:




O banheiro é considerado um lugar muito problemático pelo Feng Shui, pois como a água corresponde à prosperidade e como os ralos, canos e vaso sanitário colocam para fora da casa toda água utilizada na nossa higiene, simbolicamente também roubam toda Energia Chi que circula, deixando o local e os comodos vizinhos desvitalizados.

1. Mantenha o banheiro bem limpo e livre de mau cheiros;

2. Tenha uma boa iluminação e ventilação, pois ajuda a energizar e a renovar o ar;

3. Mantenha o banheiro organizado, roupas espalhadas, cremes ou shampoos jogados são péssimos;

4. A decoração deve ser simples e sem muitos ornamentos. Opte por objetos de cor verde ou em madeira;

5. Tenha plantas que crescem para cima, elas são muito positivas;

6. Opte por paredes de cores claras, evite o preto e azul claro;

7. Mantenha a porta sempre fechada, os ralos tampados com um tapete e a tampa da privada sempre baixada, para que não haja perda de energia.


Fonte:  Tutomania

* FlyLadies / Dicas para Acabar com a Bagunça *



Fonte: Hirota

domingo, 27 de setembro de 2009

* Pão Caseiro de Leite *

Sempre tive dificuldades em fazer pães, mas ao ver essa receita decidi arriscar novamente e o resultado foi perfeito.
É barato e muito fácil de fazer. Ótimo para o café da manhã e até mesmo para o lanche da tarde.




* Pão Caseiro de Leite *

Ingredientes:

1 1/2 tablete(s) de fermento biológico fresco
1/2 xícara(s) (chá) de açúcar
1 xícara(s) (chá) de leite morno(a)
1 unidade(s) de ovo
1/2 xícara(s) (chá) de óleo de soja
1 colher(es) (chá) de sal
1/2 kg de farinha de trigo

Modo de Fazer:

Bata no liquidificador os seis primeiros ingredientes e despeje sobre a farinha de trigo que deve estar em outra tigela.
Misture bem e despeje numa forma de pão, untada e enfarinhada. Deixe crescer por volta de quarenta minutos e asse. Se preferir um pão mais doce aumente o açúcar em mais uma xícara.

sábado, 26 de setembro de 2009

* Dicas Para Organizar Sua Casa *

Sua casa vive uma bagunça? Você não consegue se organizar? Veja abaixo algumas dicas para organizar sua cozinha, escritório e quartos de toda família:

01 – A primeira coisa a fazer é se eliminar o que não tem mais utilidade. Mantenha apenas as coisas que você realmente vai utilizar e das que mais gosta.

02 – Faça uma relação de todas as tarefas que irá desempenhar como, por exemplo, trocar a capa do sofá, ou mandar lavar as cortinas, e anote tudo por ordem de prioridade para não esquecer.

03 – Não deixe para depois: devolva os objetos no lugar após utilizá-los. Isso vai economizar seu tempo tendo que guardar depois ou procurando.

04 – Programe o local onde as coisas serão guardadas o mais próximo possível de onde elas serão utilizadas. Tente imaginar a rotina e a frequência de utilização dos objetos, deixando os mais solicitados em uma posição mais acessível.

05 – Instale um porta chaves ou um aparador perto da porta de entrada da casa para colocar as chaves de casa, do carro e outros objetos.

06 – Crie um local para guardar suas correspondências e contas a pagar, como uma espécie de caixa de saída. Isso vai evitar papéis pela casa e tudo estará em um mesmo local.

07 – Objetos como revistas, aparelhos eletrônicos, CDs e DVDs precisam estar em locais de fácil acesso e dispostos de maneira que não demandem uma arrumação constante.

08 – Móveis versáteis são ótimos para ambientes como a sala, que pode ser utilizada pelos moradores da casa, mas também para receber visitas.

09 – Mesas de centro com gavetas e nichos são ótimas para guardar livros, revistas e objetos de decoração.

10 – Estantes Modulares permitem que diversas composições sejam montadas para diferentes necessidades e espaços.

Revistas
11 – Abuse da criatividade na hora de organizar as revistas. Elas podem ser guardadas em caixas organizadoras, cestos trançados em fibra natural ou em porta-revistas no piso ou nas paredes.

CD’s e DVD’s
12 – Arrume os CDs e DVDs para que eles fiquem próximos de onde eles serão utilizados (aparelhos de som, e Home Theaters). Evite ter que reorganizar tudo quando a coleção for crescendo, por isso, deixe algum espaço previsto para as novas aquisições.

13 – Nichos e prateleiras abertas podem ser instalados nas paredes. Eles ocupam menos espaço e são super práticos, pois tudo fica à mostra.

Controles Remoto
14 – Organize os controles remoto em um único local. Isso evita que eles se percam e facilita na hora de guardar.

Aparelhos Eletrônicos
15 – Organize os fios dos aparelhos eletrônicos de modo que eles fiquem mais discretos, além de facilitarem na hora da retirada de algum aparelho para limpeza ou manutenção.

Quartos e Closet
16 – Mantenha os lençóis, fronhas e edredons próximos à cama, em gavetas ou baús.

17 – Roupas íntimas ou até bijuterias podem ser guardadas em cômodas que possuem 5 gavetas, sendo a primeira dividida em pequenos nichos que ficam à mostra abaixo do tampo de vidro incolor.

18 – Cabides específicos para guardar gravatas, cintos, lenços, saias e vestidos acomodam melhor os diversos tipos de acessórios e roupas, além de deixar mais espaço nas gavetas para guardar outros objetos.

19 – Caixas com tampa são ideais para guardar roupas mais volumosas como as roupas de inverno, quando não estiverem sendo utilizadas. Elas isolam as roupas evitando o aparecimento de odores e bolor, além de não deixar que o peso de uma se deposite sobre a outra quando empilhadas.

20 – Conserve melhor as roupas no cabide e fora dele com capas protetoras como as capas Protection para vestido e terno.

Quartos Infantis
21 – Brinquedos, jogos, roupas e materiais escolares das crianças são objetos que demandam arrumação constante. Fica mais fácil se cada coisa tiver um lugar próprio para ser guardada e se esses locais forem acessíveis às crianças.

22 – Coloridas e super práticas, algumas caixas coloridas vão combinar com a decoração dos quartos infantis e deixá-los mais organizados.

23 – Baús para quartos infantis são ótimos para guardar brinquedos e roupas de cama. Podem ser colocados aos pés da cama ou junto às paredes e não demandam muito espaço.

24 – Camas com gavetas são uma boa solução para quartos infantis mais compactos. As camas infantis podem possuir duas gavetas para guardar brinquedos, materiais escolares, sapatos ou roupas de cama, além de poder receber uma cama auxiliar para receber os amigos para dormir em casa.

Bar
25 – Nichos de parede, prateleiras e carrinhos podem servir para montar bares em casa. Organize taças, copos, garrafas e bandejas de modo simples e sem gastar muito.

26 – Carrinhos e pequenos bares podem ser o essencial para montar bares em casa em um cantinho da sala, sem ocupar muito espaço.

27 – Garrafas e taças podem ser acomodadas em prateleiras próprias para este fim, fixas às paredes.

Home Office ou Escritório
28 – Os organizadores para bancadas de escritório são práticos, possuem soluções para organizar os mais diversos tipos de acessórios, além de se apresentarem sob diversas cores e materiais que combinam com qualquer decoração.

29 – Recados, correspondências e contas e contas a pagar não vão mais ficar perdidos com os organizadores. A caixa organizadora possui uma espécie de escaninho, super prática para colocar papéis, além de possuir um local reservado para pequenos objetos como clipes e canetas.

30 – Até aparelhos eletrônicos portáteis como celulares, MP3 players e pen drives podem ficar organizados de forma segura na hora carregar a bateria na tomada.

31 – Se o seu home office é pequeno, a saída é usar móveis criativos e versáteis. Esses móveis são ideais

Cozinha
32 – Os carrinhos para cozinha podem ser a solução para quem procura um apoio a mais na hora de cozinhar. Eles possuem rodinhas, e podem ser colocados perto do fogão ou ao lado da pia quando forem requisitados e depois devolvidos no lugar.

33 – Que tal guardar os livros de receita na própria cozinha, onde serão utilizados? Reserve um cantinho para eles e abuse de prateleiras e porta-revistas. Eles vão estar sempre à mão, e dão um charme a mais à cozinha.

34 – A bancada da pia deve ficar limpa e organizada, dando prioridade à higienização das louças e ao preparo dos alimentos.

Lavanderia
35 – As lavanderias podem ser organizadas de modo a aproveitar as paredes ao máximo. Uma boa solução são os aramados fixados às paredes como o suporte para ferro e tábua de passar. Ele permite que a tábua de passar fique pendurada no aramado e, acima dela, o ferro de passar.

36 – Os módulos possuem prateleiras com alturas reguláveis para guardar objetos de tamanhos variados. As caixas organizadoras em plástico polipropileno podem ser encaixadas nos nichos e prateleiras dos módulos, podendo ser retiradas para utilização quando necessário e depois guardadas novamente.

37 – Carrinhos para lavanderia são versáteis, fáceis de movimentar e podem ser uma ótima opção para quem quer organizar a lavanderia sem gastar muito.

Banheiros
38 – O espaço do banheiro deve ser otimizado, além de facilitar o dia-a-dia e a higienização dos espaços.

39 – Se você possui uma bancada no banheiro, abuse dos organizadores para acessórios na bancada como sabonete, sabonete líquido, escova de dente e pasta e algodão. Com diversas cores e estampas diferentes, com certeza você vai encontrar um kit para bancada que combine com o estilo do seu banheiro.

40 – Se a sua pia for de coluna, opções como armários com rodízios que se encaixam ao desenho da cuba são boas opções. Eles acomodam diversos objetos e aproveitam bem os espaços ao redor da pia.

41 – Organize revistas no banheiro e ainda arrume um espaço para o estoque de papel higiênico. O organizador de piso é um suporte para colocar o papel higiênico em uso, além de ter um espaço reservado para apoiar revistas.

42 – Mantenha o estoque de papel higiênico dentro de banheiro. Se você não dispõe de armários para isso, uma boa opção de deixá-los organizados são acessórios como os porta papel higiênico de piso. 


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

* Macarrão Ninho ao Forno *

Essa receita é fácil, fica diferente e é deliciosa:




* Ninho ao Forno *

Ingredientes:

1 pacote de macarrão tipo ninho
2 latas de atum sólido escorrido
1/2 xícara (chá) de azeitona preta picada
200g de requeijão
1 xícara (chá) de creme de leite
100g de queijo parmesão ralado
1 1/2 lata de molho de tomate pronto
1 1/2 lata (use a lata do molho de medida) de água
orégano e azeite a gosto

Modo de Fazer:

Coloque os ninhos em um refratário. Misture o atum, as azeitonas, o requeijão, o creme de leite, o parmesão e recheie cada ninho. Misture o molho de tomate com a água e espalhe sobre os ninhos. Cubra com papel alumínio e leve ao forno médio, preaquecido, por cerca de 30 minutos. Polvilhe com orégano, regue com azeite e sirva.

* Tipos de Creme de Leite *


Eu nunca soube ao certo qual a diferença entre os cremes de leite de caixinha e de lata. Só sabia que o creme de leite fresco servia pra fazer chantili (e achava erroneamente que era só pra isso que servia), até que vi uma matéria na revista Guia da Cozinha e entendi. Pra quem tem a mesma dúvida que eu tinha, segue a matéria:


De Caixinha: O creme de caixa normalmente tem 20% de gordura. É claro e homogêneo por ser esterilizado através de um processo rápido e de alta temperatura, conhecido como UHT. É adicionado de estabilizantes que evitam a separação do soro. É muito utilizado em musses, ganaches e cremes. Não deve ser fervido para não talhar.



De Lata: Tem um aspecto menos homogêneo e mais escuro que o de caixinha, pois é esterilizado através de um processo mais lento. Também tem em média 20% de gordura, mas permite a separação do soro. Por isso é bastante utlizado em receitas que exigem um resultado mais firme, como pavês e tortas doces, entre outras. Também talha ao ser fervido.



Light: Tem entre 15 a 25% menos gordura em comparação ao creme de leite normal. Também tem em caixa ou em lata e pode substituir o creme normal em qualquer receita. Mas fique atenta: por oferecer menos gordura, ele deixa a receita menos consistente.



Fresco: Esse tipo de creme de leite possui em média 35% de gordura. É claro e liso e deve ser mantido sob refrigeração, pois tem prazo de validade mais curto. Pode ser usado em vários tipos de preparação, com a vantagem de poder ser fervido sem talhar. É o único creme de leite que bate o chantili verdadeiro, já que fica refrigerado e, por isso, incorpora ar com mais facilidade.

Fonte: Revista Guia da Cozinha

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

* Geladeira *

Toda geladeira com alguns anos de uso acaba ficando com um odor desagradável, que além de ser incômodo a quem abre a porta, também acaba dando um gosto estranho aos alimentos que nela ficam armazenados. Por este motivo, aí vão algumas dicas que prometem acabar com o mau cheiro da geladeira:
  1. Descongele a geladeira e faça limpezas periódicas com produto de limpeza (recomendo Veja Multiuso)
  2. Sempre que descongelar e limpar, deixe a geladeira desligada e só a ligue novamente depois que ela estiver bem sequinha
  3. Evite guardar alimentos destampados ou fora de suas embalagens (em especial para legumes e verduras, que recomendo guardar sempre em sacos plásticos fechados, visto que são eles os maiores responsáveis pelos restos orgânicos que causarm o cheiro ruim)
  4. Se a geladeira for de um modelo antigo, uma opção que acaba com o odor é colocar um copo de vidro com pequenos pedaços de carvão vegetal ou com um pouco de carvão ativado. Este deve ser trocado uma vez por mês. Para quem não sabe, o carvão absorve algumas substâncias responsáveis pelo fedor
  5. Evite deixar restos de comida (por menores que sejam) caírem no interior de seu refrigerador, isto por si só já reduzirá em muito o fedor.

domingo, 13 de setembro de 2009

* Sanduíche de Forno *

Essa receira é fresquinha, fiz hoje mesmo:
* Sanduíche de Forno *


Ingredientes:


1 pacote de pão de fôrma sem casca
2 xícaras (chá) de leite
1 copo de requeijão
2 latas de molho de tomate tradicional
300g de presunto fatiado
400g de queijo mussarela fatiada
1 pacote de queijo parmesão ralado para polvilhar
1 colher (sopa) de orégano para polvilhar
Sal e azeite a gosto (opcional)
Margarina para untar 


Modo de Fazer:


Passe o pão de fôrma rapidamente no leite para umedecer. Em uma fôrma retangular untada, monte a primeira camada de pão. Adicione o requeijão e uma lata de molho de tomate, espalhando bem e acrescente o presunto. Faça outra camada de pão, coloque a outra lata de molho e metade da mussarela. Finalize com a última camada de pão, a mussarela restante e polvilhe com o queijo parmesão e o orégano. Deixe assar em forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Se preferir, acrescente um pouco de sal e regue com azeite a cada camada.



Dica da Babbi: Aproveitei as cascas que sobraram do pão, misturei sal, orégano e azeite e levei ao forno junto com o sanduíche. É um ótimo aperitivo.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

* Organizando o Quarto das Crianças *

Brinquedos, livros, material escolar, tudo isso costuma ficar espalhado pelo quarto de suas crianças. A bagunça é contornável quando você ensina a seus filhos a se organizar.
Tenha paciência e bole estratégias práticas para tornar a arrumação mais agradável para os pequenos.
Delimitação de espaços
Divida o quarto das crianças em áreas para atividades variadas. Separar espaços específicos para leitura, trabalhos manuais e artes, tarefas escolares, brincadeiras, vestiário, computador entre outros, dependendo dos interesses de seus filhos, faz com que todos os objetos e equipamentos relativos à atividade fiquem localizados em uma parte distinta do ambiente.
Descarte de brinquedos velhos
Tire alguns dos brinquedos mais velhos de circulação. Aproveite época de aniversários e Natal, quando as crianças estão mais envolvidas com os presentes que acabaram de ganhar. Reapresente o brinquedo em um dia de chuva, mas se a criança não sentir falta dele, doe.
Miudezas, figurinhas e revistas
Guarde as coisas miúdas, as figurinhas e as revistas em um suporte plástico pregado atrás da porta e ao alcance das mãos das crianças. Os bichinhos de pelúcia ficam bem locados em uma sacola de náilon presa à cabeceira da cama.
Use caixas de plástico colorido para guardar brinquedos pequenos nas prateleiras. Elas deixam tudo em ordem e seus filhos podem ver o que está dentro delas sem precisar abrí-las. Ensine seus filhos a pegar um brinquedo de cada vez.
Brinquedos e revistas
Ao organizar brinquedos, leve em conta que eles devem ficar visíveis e acessíveis. Prefira prateleiras a caixas para guardar os brinquedos, assim seus filhos podem encontrar o que querem, sem precisar tirar tudo do lugar. Guarde os brinquedos mais caros ou sofisticados em um lugar onde somente você tenha acesso. Assim as crianças terão que pedir permissão para utilizá-los.
As revistas ou mesmos livros e apostilas devem ser organizadas em pé, dentro de porta-revistas identificados por assunto.
Jogos e quebra-cabeças
Empilhe os jogos e quebra-cabeças nas prateleiras se as caixas estiverem em boas condições. Se não for o caso, utilize potes para guardar as peças e coloque um rótulo com o nome do jogo.
No caso de não haver prateleiras, utilize contêineres que podem ser unidos e alinhados ao longo da parede. Neles você pode guardar os livros e jogos, além dos brinquedos.
DICA
Utilize rótulos com figuras para as crianças menores. Dessa forma você as ajuda a exercitar a memória e adquirir habilidades.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

* Patê de Salsicha *

Confesso que quando vi a receita no livrinho, achei meio estranha, mas fiz a pedido da minha filha e todo mundo aqui gostou:



* Patê de Salsicha *


Ingredientes:
3 colheres (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de maionese
2colheres (sopa) de mostarda
4 salsichas picadas


Modo de Fazer:


Bata tudo no liquidificador até obter uma pasta uniforme. Sirva com torradinhas.

* Lava-Louças *

 
Em abril desde ano eu adquiri uma lava-louças. E não vivo mais sem ela.
Pra quem detesta lavar louças, como eu, é uma mão na roda. Além de lavar e secar, ainda esteriliza meus utensílios. 
Por ela não lavar panelas (já vi modelo mais novo da Brastemp que lava), tem gente que acha que não é um bom negócio. Mas aqui em casa, sujamos muitos copos e talheres e ela me ajuda infinitamente. 
Também ajuda muito, quando vou limpar os armários. É só colocar as xícaras, pratos, etc., nela que sai tudo limpinho, brilhando e seco.
Também ajuda muito com as grelhas engorduradas do fogão. Saem limpinhas da máquina.
Sem dúvidas, o eletrodoméstico mais útil que tenho na minha cozinha.
O sabão que ela usa é relativamente caro, (custa cerca de R$15,00 mais R$5,00 do liquido secante) mas dura mais do que um mês.
Quem tem uma dessas, não se arrepende do investimento.

* Cuidando da Lavanderia *


Quando você incluir a Lavanderia em sua Rotina da Manhã e da Noite, ficará mais fácil de manter suas roupas. Cuidar das Roupas não leva muito tempo se você não "adiar" nenhum dos 5 passos:
SEPARAR: se você tiver que separar as roupas, talvez demore mais para se animar em colocar a roupa para lavar. A gente pode decidir até não colocar nenhuma. Tente isto: tenha três cestos de roupa no closet ou no lugar onde você mantém as roupas sujas. Um para as roupas brancas, outro para as coloridas e um para as roupas boas que você não quer lavar com as demais. Conforme você se despe, já coloca cada peça no cesto correspondente ou pendura o que pode ser usado novamente. Como você pode ver o princípio do “faça isso agora” continua funcionando. Até as crianças pequenas podem ser ensinadas a fazer isso!

LAVAR: Só coloque para lavar se você tiver tempo para tirar a roupa da máquina e pendurar para secar. Se tiver secadora, só coloque para lavar se tiver tempo de fazer tudo: lavar, secar, dobrar e guardar. Retire a roupa da máquina no momento em que ela desligar, nada mais desagradável que roupa limpa cheirando a mofo, além disso pendurar logo ajuda a não amassar tanto, o que ajuda na hora de passar.

SECAR: Nunca deixe sua roupa ressecar no varal. Se tiver secadora, retire as roupas no minuto que escutar a mesma desligar. Isto ajuda na hora de passar.

DOBRAR: Dobre as roupas assim que retirá-las do varal ou secadora.

GUARDAR: Ninguém gosta de viver com roupa espalhada para todo lado. Tenha um lugar para tudo. Mesmo que você tenha que etiquetar as gavetas para saber o que guarda aonde, até se acostumar com os lugares. Mas coloque cada coisa em seu lugar. Inclusive para as roupas que precisam ser passadas.

Faça um pouco por dia levará somente alguns minutos. Inclua cuidar de sua Lavanderia em suas Rotinas.

* Bolo de Cenoura com Cobertura de Brigadeiro *

 
* Bolo de Cenoura com Cobertura de Brigadeiro *


Ingredientes:


1 cenoura média picada
2 xícaras (chá) de açúcar
3 ovos
1 xícara (chá) de óleo
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
margarinha e farinha pra untar


Ingredientes (Cobertura):


1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de achocolatado
1 colher (sopa) de manteiga


Modo de Fazer:


No liquidificador, bata a cenoura, o açúcar, os ovos e o óleo. Transfira para uma tigela e misture a farinha, o sal e o fermento com uma colher. Coloque em fôrma de 30cm x 22cm untada e enfarinhada e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até que fique moreninho. Para a cobertura, em uma panela, coloque os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo até engrossar. Espalhe sobre o bolo e sirva morno ou frio.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

* Casa sem Estresse *

Pequenos atos de organização podem facilitar muito a vida diária e representam uma economia tanto de tempo como de dinheiro. Colocá-los em prática agiliza situações corriqueiras. Do quarto à cozinha, há dicas desde como guardar os objetos nos armários até os materiais de limpeza na despensa. São úteis para todos os tipos de casa: de mansões a quitinetes.
 

1- Cozinha
Pratos ficam perto da mesa e as panelas são mantidas perto do fogão. Setorizar o uso facilita. Xícaras e kits de sobremesa permanecem juntos. É melhor colocar os utensílios do dia-a-dia na parte de baixo e os de visitas na parte de cima do armário
Eletrodomésticos ficam juntos e à vista. Deixar guardado na caixa só atrapalha na hora de preparar qualquer receita. Se o lugar deles for embaixo da pia, fique atento a possíveis vazamentos
A melhor gaveta para talheres é a primeira. Utensílios como facas e pegadores ficam na segunda
Não mantenha mais de 5 quilos na porta da geladeira.
Balde, sabão e amaciante ficam no armário.
Outros produtos de limpeza são separados por tipo. Na despensa, os doces ficam na prateleira de baixo - é mais fácil perceber quando surgem formigas. Produtos novos ficam atrás dos antigos, o que evita que vençam sem ser usados. Não misture produtos de limpeza com comida.
É um bom lugar para fotografias. As revistas ficam empilhadas ou no revisteiro. Se não forem de coleção, jogue-as fora periodicamente
Evite colocar muitos objetos pequenos juntos. Dificulta a limpeza. Arrume uma bandejinha para guardar chaves em cima da mesinha. Guarde CDs e DVDs em ordem alfabética
Se receber um fumante em sua casa, ponha um potinho com vinagre para tirar o cheiro do cigarro.
A pia deve ficar o mais livre possível. A primeira gaveta é lugar dos acessórios para os cabelos. Mantenha um nécessaire sempre montado se viajar muito
Use cestinhas de vime para separar os objetos por temas - depilação, barba etc.
Mantenha pelo menos dois rolos de papel higiênico de reserva. Evita ''surpresas'' como descobrir que o estoque acabou.
Tenha pastinhas de cores diferentes para documentos a pagar, contas já quitadas e recibos anteriores
Cada assunto deve ficar em uma pasta diferente: documentos do carro e seguro; exames médicos; garantias e manuais de aparelhos. Tudo pode ser guardado no maleiro.
6- Quarto
Roupas:
Separe as peças por cor. A ordem não importa. O fundamental é que se formem faixas verticais: camisas, casacos e calças em cima, blusas dobradas em ''montinhos'' nas prateleiras e sapatos da mesma cor logo abaixo;
Como as roupas de festa são sazonais, não vale a pena fazer uma parte mais comprida só para vestidos. Não pendure nada pelo avesso, afinal é essa parte que fica em contato com a pele depois;
Nada de colocar roupas envolvidas em sacos plásticos, que não deixam a peça respirar. O melhor é mandar fazer capas de tecido TNT com plástico cristal nas laterais. Coloque, no máximo, duas peças por cabide. As de couro não podem ser dobradas;
Cabides cromados não deformam nem oxidam. Custam caro, mas duram muito tempo;
Se você sempre usa determinado conjunto, pode guardá-lo no esquema casulo: calça e blazer envolvidos pelo casaco. Como a calça jeans ocupa muito volume, o melhor é dobrá-la em três e guardá-la nas prateleiras.
Acessórios
O maleiro pode ser usado para guardar caixas com artigos específicos. Coloque tudo que é de praia junto, por exemplo. O mesmo vale para pashminas, gorros, luvas. O importante é que as caixas sejam revestidas para não embolorar nem juntar traça;
Sapatos que deformam devem ser guardados com fôrmas. Depois de usá-los, passe um pano úmido por dentro e por fora;
Suportes para cinto podem ser usados para colares longos. O ideal é guardá-los na parte interna do armário, e não na porta, o que evita que puxem fio de blusas delicadas;
As malas podem ser guardadas embaixo da cama, sobre um suporte que facilite a retirada para limpeza. Para ganhar espaço, cobertores ou roupas de inverno podem ser acondicionados dentro;
As bolsas ficam sempre em pé. As menores e as de festa vão atrás, mantendo a ordem de cores;
Nas gavetas masculinas: meias sociais podem ser guardadas com as gravatas (dependendo da quantidade e das combinações), enquanto as meias esportivas dividem espaço com as cuecas.
Closet
A melhor maneira de limpá-lo é com o aspirador em vez da vassoura. Levanta menos pó. Além disso, passe um pano úmido;
Evite o excesso de lustra-móveis. Além de escurecer a madeira, o uso do produto pode ocasionar a perda da garantia em algumas marcas de móveis;
Para deixar um cheirinho dentro do armário, é possível colocar bolinhas de cerâmica com gotas de essências (de preferência suaves como jasmim e alfazema);
Para retirar a umidade, coloque um saleiro de vidro com tampa de inox e cal virgem dentro. Aposte também em bolinhas de cedro, que absorvem a água e funcionam como repelente natural. Elas não devem ser coloridas nem perfumadas;
Se a pessoa tiver uma sapateira independente, melhor. A profundidade recomendada é de 30 centímetros. Caso contrário, os sapatos podem ser colocados com um pé atrás do outro (em vez de lado a lado), o que facilita a visualização;
Para todos os armários vale a mesma regra: tudo o que se usa menos vai em cima;
A roupa de cama deve ser guardada num volume só. Lençol de vira e fronha vão dentro da dobra do lençol de fora.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

* Torta de Atum de Micro-ondas *

Ganhei um livrinho de receitas, nessas promoções de produtos e fiz uma receita que adoramos aqui em casa:



* Torta de Atum de Micro-ondas *


Ingredientes:
3 ovos grandes
1/2 xícara de óleo
1/4 xícara de queijo parmesão ralado
1/4 xícara de molho de tomate pronto
140g de atum (1 lata) escorrida
1 cebola pequena picada
12 azeitonas pretas picadas
1 colher (sopa) de salsa picada
sal


Modo de Fazer:


Bata os ovos com o óleo, a farinha de trigo, o fermento, o quejo parmesão e o molho de tomate no liquidificador. Junte o atum e coloque em fôrma refratária com 30cm de diâmetro e asse de 8 a 10 minutos no micro-ondas em potência máxima. Está pronto!


Dica da Babbi: Coloquei orégano e azeitonas verdes ao invés de pretas.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

* Panela Elétrica de Arroz *

Em abril desse ano, resolvi comprar uma panela elétrica de arroz. Confesso que comprei mais por impulso, pois adoro eletrodomésticos, mas aqui em casa ajudou bastante.
Fazer arroz de modo convencional é realmente uma tarefa muito fácil, mas a panela elétrica nos dá muito mais liberdade. Eu já esqueci que estava fazendo arroz por diversas vezes e com a panela, ele nunca queima.
Tem gente que fala que não pode refogar cebola, nem colocar óleo nessa panela, mas é lenda. Faço do mesmo modo que fazia no fogão, só que depois que coloco água, esqueço ela lá, ligada, no cantinho dela e o arroz fica pronto em poucos minutos.
Você também pode fazer risotos nela, arroz integral, arroz a grega, etc.
Ela vem com acessório para fazer legumes no vapor, fica uma delícia. E você não perde tempo, cozinha os legumes enquanto faz o arroz.
Meu marido e minha filha chegam em horários diferentes, e a panela mantém o arroz quentinho e fresco, como se tivesse acabado de ser feito.
Ela também é muito fácil de limpar e lavar.
O preço também é bem acessível, custa entre R$99,00 e R$199,00, dependendo do tamanho e marca.
O único contra dela é o consumo de energia elétrica (não consome muito, mas obviamente faz uma pequena diferença na sua conta se você deixá-la ligada diariamente, como é meu caso).
Eu adoro a minha e recomendo.
Nota: 9

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

* Arroz com Brócolis e Bacon *

 
Eu nunca havia comido brócolis, mas achei uma receita na net tão fácil que resolvi fazer esse arroz. Resultado: ficou uma delícia e já fiz de novo. A receita é:

* Arroz com Brócolis e Bacon * 


Ingredientes:
½ kg de arroz cozido (deve ser feito separadamente)
06 colheres de óleo
400g de brócolis cru
200g de bacon (picadinho)
04 dentes de alho

Modo de Fazer:
Corte e repique o brócolis até ficar em pedacinhos bem pequenos. Frite o bacon usando o óleo. Em seguida acrescente o alho e depois o brócolis deixando refogar um pouquinho, mais não muito para que o brócolis não amarele. Finalmente despeje o arroz e mexa até misturar bem. Sal a gosto. Se desejar pode acrescentar tempero verde picadinho.


Dica da Babbi: Também coloquei umas 100g de azeitonas descaroçadas em rodelas e meio pimentão picado (coloquei verde, mas acho que o vermelho daria um colorido mais bonito na receita).

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

* Mantenha a Casa Organizada *

É possível manter a casa organizada, mesmo quando se trabalha fora.

O dia começa e lá está a casa toda à sua espera. Marido saindo para o trabalho, crianças para a escola, roupas para lavar, quartos para arrumar. Ufa! É tanta coisa que fica difícil saber por onde começar, mas a professora do curso de administração do lar da Casa da Doméstica Cidadã, Marlene Lúcia da Silveira, tem as respostas que vão deixar o dia-a-a-dia da dona de casa muito mais organizado.
Segundo ela, o primeiro passo é já sair do quarto deixando-o arrumado para eliminar um cômodo da arrumação. Feito isso, agora é a vez de se dedicar a cozinha, ponto crucial da organização. A cozinha é o centro nervoso da casa, é o local de maior movimentação e, por isso, deve estar sempre impecável. É fundamental que a cozinha durma organizada porque se você acumula a louça da noite anterior, terá mais um trabalho pela manhã, ensina.
Outra sugestão da especialista é que a dona-de-casa atenda primeiro o marido e as crianças para só depois tomar o seu café-da-manhã. Caso ela tenha que sair para levar as crianças para a escola ou mesmo ir trabalhar, essa regra perde a validade porque é fundamental que ela também esteja bem para que possa servir bem à família. Já alimentada, é importante que lave a louça do café de uma vez e deixe a cozinha pronta para a hora do almoço.
Depois que a cozinha estiver arrumada, é o momento do banheiro. Passa uma vassoura, joga detergente no ralo, limpa a pia, passa um purificador no vaso sanitário, limpa o espelho. Não precisa uma limpeza pesada todos os dias. É só para mantê-lo limpinho e agradável para o caso de receber uma visita. É horrível ficar com vergonha de deixar a visita entrar no banheiro.
Agora é a vez da sala. Ela tem que estar impecável porque é o cartão de visitas da casa. Tirar poeira, abrir a janela, organizar as almofadas do sofá, colocar tudo no lugar é essencial. Marlene reforça que manter a casa organizada é uma questão de hábito. "e você criar o hábito de tirar uma coisa do lugar e guardá-la e exigir que todos na casa façam o mesmo, não tem como dar errado. Bagunça atrai bagunça!.
Depois da sala, os quartos e demais cômodos. Tudo nos devidos lugares, hora de lavar roupa. Marlene explica que essa tarefa tem que ser deixada por último porque durante a arrumação dos cômodos, com certeza aparecerão roupas que precisam ser lavadas porque a tendência é que os filhos deixem as coisas jogadas e o marido não atente para essas coisas. Roupas lavadas e secas, no fim da tarde é só passar aproveitando para ver televisão enquanto exerce essa função. Eu gosto de passar roupa vendo a novela da tarde. Antes de ela acabar já passei tudo. Aí é só preparar o lanche da tarde para as crianças.
Trabalho em equipe
 
A dona-de-casa tem que ter em mente que deixar a casa organizada é uma tarefa de todos porque ela não está sozinha em casa.Isso vale para todas as famílias, em especial para aquelas em que a mãe também trabalha fora. É importante pedir ajuda do marido e dos filhos e elogiá-los sempre. No fundo, eles gostam de ajudar, só precisam de estímulo. Se você ensinar para o seu filho pequeno aonde se guarda os talheres, por exemplo, ele vai adorar colocá-los no lugar todos os dias, garante.
Segundo Marlene, suas alunas relatam o progresso e até a reclamação das famílias. Já ouvi relatos de mulheres dizendo que os maridos estão colaborando mais, que deixaram de ser preguiçosos. E outros de que os filhos reclamam porque ela ficou mais exigente. Mesmo nos casos de reclamação, elas não consideram a hipótese de abrir mão da colaboração, diz.
É importante que a mulher que tem que conciliar as tarefas domésticas com a carreira nunca deixe nada para depois, ou seja, por mais cansada que esteja ao chegar do trabalho, guarde as coisas nos devidos lugares, não as deixe espalhadas pela casa. Além de facilitar a sua vida no dia seguinte, isso servirá de exemplo para que os filhos cheguem da escola e guardem o material também.
Passar pano úmido pela casa todos os dias e recolher a bagunça esquecida pelos cantos é essencial para que a mulher que tem dupla jornada mantenha seu lar organizado. O grande truque é a conservação diária. Se cada membro da casa conseguir guardar tudo o que espalha todos os dias, no fim de semana, a dona-de-casa vai poder se dedicar exclusivamente àquela faxina mais elaborada, sem se preocupar com detalhe.
Para essas famílias, o fim de semana é o momento de preparar toda a semana. Além da faxina, é preciso dar banho no cachorro, limpar o quintal, arrumar as gavetas e os armários, consertar os pequenos defeitos das roupas como fazer bainhas e pregar botões, organizar o material escolar etc. Para facilitar a hora do almoço, é bom já fazer o cardápio da semana: uma carne para assar, um bife de panela, arroz, feijão ou qualquer outra coisa que se possa descongelar com facilidade.
Claro que o tempo para descansar, curtir marido, filhos, passear, namorar é fundamental, por isso, Marlene aconselha que essas tarefas sejam feitas no sábado pela manhã e, de preferência, em equipe, assim, a família terá mais tempo para relaxar na tarde de sábado e durante todo o domingo.
Dicas que podem facilitar a sua rotina
Se a leiteira ou a panela de arroz ou feijão estiver muito suja, com resíduos agarrados, basta colocar uma colher de sobremesa de sabão em pó e enchê-la de água. Em uma hora a panela estará fácil de ser limpa. No caso do arroz grudado no fundo, mornar água facilita ainda mais o trabalho.
Para limpar aquela panela de alumínio escurecida, Marlene aconselha a deixar a batata limpar, ou seja, cozinhar algo com batata (purê, cozido etc.) ou mesmo esfregar uma rodela do legume no fundo da panela. Segundo a professora, o amido clareia tudo. Baseada nesse princípio, vem a próxima dica: para limpar metais delicados como ouro e prata, basta um paninho ou algodão seco com maisena. Depois é só enxaguar normalmente e o brilho do metal será restabelecido.
A geladeira merece cuidado especial. Marlene ressalta que é preciso ter em mente que a geladeira é a dispensa moderna, por isso, é importante mantê-la sempre limpa e seca. Todos os alimentos têm que ser guardados limpos, secos e tampados. Se mesmo assim der cheiro, colocar um pratinho com carvão ou fazer um sachê com cravo elimina esse efeito desagradável.
Para manter frutas, legumes e verduras tampados, a especialista aconselha a guardá-los naquelas toucas de banho ou nos saquinhos plásticos de supermercado. Guardar cebola e alho lavados, cortados e descascados em potes de vidro tampados também são maneiras de agilizar a vida da dona-de-casa na hora do almoço. Não precisa ser em grande quantidade, pode ser só um pouquinho. Você pode guardar um vidro com a cebola descascada e o outro com ela picada. O suficiente para uma refeição, explica.
Para economizar a luz, Marlene ensina a começar a passar as roupas que exigem menos calor como as meias e as peças íntimas, para só depois partir para as mais "pesadas" como as calças jeans, por exemplo, quando o ferro já estiver bem quente. Para terminar essa tarefa, o ideal é que se desligue o ferro e termine, também, com as roupas mais leves, para aproveitar o calor que está nele.
Matéria de Marinella Souza

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

* Organizando o Quarto *

Esse ambiente deve transmitir serenidade, conforto e demais condições para proporcionar uma boa noite de sono.
1 - Arrume sua cama assim que se levantar, todos os dias, esse hábito atribui ao cômodo uma maior sensação de frescor, limpeza e organização, e a ordenação do espaço restante é extremamente facilitada.
2 - Mantenha as peças dos jogos de lençóis juntas e guarde tudo próximo à cama, em gavetas acopladas à cabeceira da própria cama, ou em cômodas e armários.
No caso de sua cama não ter gavetas, você pode mandar construí-las ou comprar caixas organizadoras a serem colocadas embaixo dela.
Estes lugares são perfeitos para alojar cobertores e roupas volumosas da estação passada.
Assim você evita jogar e deixar a bagunça debaixo da cama.
 3 - Guarde bem seus cobertores e edredons: Certifique-se de que os edredons e cobertores estão limpos antes de guardá-los e ponha sachês entre eles para mantê-los perfumados e frescos.
Os edredons devem ser enrolados com folga e não ponha nada pesado sobre eles para não prejudicar o acolchoado.
4 - Nos travesseiros, tente substituir os revestimentos simplesmente decorativos por fronhas de boa qualidade, que ainda possam cumprir o papel decorativo, sem a necessidade de serem retiradas todas as noites e recolocadas pela manhã.
5 -  Em seu criado-mudo, deixe apenas o livro ou revista que você está lendo no momento. Guarde o restante na pasta ou estante apropriada.
Livre-se também do excesso de colônia e perfumes que tem em seu quarto. Guarde apenas aqueles que você realmente gosta e usa.
6 - Estabeleça normas, como por exemplo, prazo para virada dos colçhões, lavagem das cortinas, troca dos lençóis, limpeza e arrumação dos guarda-roupas, etc.
7 - Para evitar que as roupas sujas fiquem espalhadas pela casa, coloque cestos nos quartos.
8 - udo o que você tem em seu quarto deve ter um espaço específico, pois tudo que não tem seu cantinho certo se perde facilmente.
Por exemplo, se você decidir que o lugar de colocar o seu relógio é uma caixa de jóias, ela deve estar sempre no mesmo lugar.
9 - Cada pessoa da casa deve ser a responsável por seu próprio quarto, cama, guarda-roupas e gavetas.
Se o quarto não é só de uma pessoa, cada um deve arrumar a parte que ocupa.
Para tornar essa tarefa mais simplificada e transmitir uma maior sensação de organização ao cômodo, equipe as camas com gavetas, suportes para livros, escrivaninha e outros acessórios, de modo que um único móvel atenda a maior parte das necessidades antes atendidas por vários deles.
10 - Areje sempre o ambiente.
 Fonte: Organize Sua Vida

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

* Brigadeirão de Micro-ondas *


Brigadeirão de Micro-ondas

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
3 ovos
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara de chocolate em pó
1 colher de sopa de manteiga
1 xicara de chocolate em pó


Modo de Fazer:

Bata tudo no liquidificador, coloque em um recipiente próprio para micro-ondas untado com margarina. Leve ao micro-ondas na potência máxima por 8 a 10 minutos ou até que esteja com consistência firma. Espere esfriar, desenforme e decore com chocolate granulado. Leve à geladeira.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

* Como Limpar Seu Banheiro de Forma Eficiente *

O banheiro é uma das áreas da casa onde precisamos ter cuidado especial com a higiene. O ideal é que ele seja limpo todos os dias e lavado pelo menos uma vez por semana. Veja a seguir dicas de como manter cada parte de seu banheiro em perfeitas condições de limpeza.

No dia-a-dia
Use água, detergente (multi-uso ou neutro), desinfetante e esponja.

Vidros e espelhos
Limpe vidros e espelhos com pano úmido e depois pano seco (limpa-vidros é outra opção).

Boxe
Semanalmente, limpe o boxe de vidro com esponja de aço seca ou sapólio líquido e enxágüe. Se for de acrílico, aplique detergente neutro e pano macio.

Azulejos
A cada 15 dias, escove o rejunte e lave os azulejos: dilua sabão em pó ou sapólio líquido mais água sanitária em água.

Piso
Se o piso for de cerâmica, esfregue com essa mesma solução, puxe em direção ao ralo e depois enxágüe. Em granitos e mármores, só é permitido usar detergente neutro.

Pia
Deixe sempre uma esponja guardada sob a pia para limpar a cuba.

Sanitários
Passe um pano molhado com gasolina ou derivado de petróleo para deixá-los claros e brilhantes.

Ralo
Recolha cabelos e coloque desinfetante no ralo.
Para polir o ralo use pano úmido embebido em saponáceo cremoso ou em pó. Esfregue principalmente o seu interior e as áreas mais engorduradas. Enxágüe.
Com uma solução de 3 colheres ( sopa) de soda cáustica num litro de água fervente, mantenha o seu ralo livre de gorduras e odores. Aplique semanalmente.

Torneiras e canos
Uma velha escova de dentes com detergente, amoníaco ou sabão em pasta é ideal para remover a sujeira em volta de torneiras e canos. Esfregue e enxágüe.

Escovas e pentes de cabelo
Escovas e pentes podem ser limpas submergindo-as com uma solução de água e amoníaco na proporção de 10/1.

Panos de limpeza
Nunca use o mesmo pano para limpar o fogão e a pia do banheiro, por exemplo. Tenha peças de cores diferentes para cada atividade e procure não misturá-las na lavagem.

Fonte: Organize Sua Vida

quarta-feira, 24 de junho de 2009

* Macarrão de Preguiçoso *

Essa receita minha mãe pegou na Ana Maria Braga um tempão atrás e ela acabou virando "receita de família". Morava sozinha e fazia só pra mim e agora meu marido e minha filha adoram também:

Macarrão de Preguiçoso

Ingredientes:

1 lata de creme de leite
5 latas de água (use a lata de creme de leite para medir)
1 sachê de molho de tomate pronto(340 grs.)
1 lata de atum
sal a gosto
1 pacote de macarrão parafuso

Modo de Fazer:

Coloque tudo na panela de pressão e quando pegar pressão, abaixe o fogo e deixe por 6 minutos. Está pronto!!! Sirva bem quente.
 

* A Casa da Babbi * Template by Ipietoon Cute Blog Design